Aqui postarei alguns passos para fazer uma migração para um sistema Linux sem ter que virar um Jedi, ou Sith, ou Super Sayajin, ou Nerd mesmo.
1- Escolha uma distribuição conhecida: Escolha um Ubuntu, Fedora, Open Suse, Kurumin, Slackware, Debian, ou alguma outra que eu infelizmente não lembrei agora.. Qualquer coisa que tenha uma boa fama e um número relativamente grande de usuários, isso vai te ajudar quando precisar de suporte com alguma possível besteira que você fizer. PS: Não escolha distribuições que se dizer "iguais ao XP", digo isso porque se você vai mudar para linux tem que ter em mente que é um SO diferente, e se escolher uma dessas é capaz de xingar "ah mas no meu XP isso funcionava! não era pra ser igual?! então?! por que não funciona?!"
2- Tenha um amigo: Muito importante, tenha algum conhecido que tenha paciência para te ajudar, de preferência alguém que use a distribuição que você escolheu no primeiro passo. É muito mais fácil perguntar para alguém que provavelmente já sofreu com o problema que você está sofrendo do que sair fuçando em fóruns, etc.
3- Verifique se seu Hardware vai funcionar: Procure pesquisar no google, antes de instalar o linux, se a sua distribuição tem suporte à sua impressora, teclado, mouse, placa de vídeo, placa de som, e tudo mais que for usar. Se não tiver e o hardware não for TÃO importante assim não tem problema. Se for MUITO importante e não for atrapalhar seu uso do SO (se for uma impressora por exemplo), você pode ou fazer um Dual Boot, ou uma maquina virtual com XP. Você quem sabe. vale lembrar que se for fazer dual boot, faça o backup dos seus dados antes de instalar o Linux.
4- Instale o Automatix e Wine: Automatix é uma benção de Deus, o cara que inventou ele deve ser canonizado, ele simplesmente instala automaticamente quase tudo o que você vai precisar no seu novo desktop linux. Para instala-lo é bem fácil, pelo menos no ubuntu (distro que eu uso). Uns 3 comandos no terminal e pronto, você pode viver de cliques pro resto da vida. Wine é uma biblioteca que deixa você rodar programas windows no Linux, e pode ser instalado com um clique pelo Automatix.
5- Lembre-se: Linux NÃO é Windows (Agradecimento à Fabiane por achar o Link com o texto inteiro): Isso é um erro que muita gente comete, vai para o linux achando que não vai mudar nada no modo de usar o computador. Isso não é verdade. Por mais que o sistema seja parecido, o sistema de arquivos é diferente, a interface gráfica é diferente. Mude para Linux, mas tenha em mente que você vai ter que aprender algumas coisas novas e que vai ter que usar o terminal as vezes, e acredite, não dói.
6- O Google é seu amigo: Muitas vezes, se você quiser se aprofundar mais no SO, seu amigo não vai saber te ajudar, então você vai ter que desbravar o mundo da internet, sozinho, saiba procurar o que você quer achar, entre em listas de discussões, procure por duvidas parecidas com as suas, tente não criar tópicos repetidos, ninguém gosta disso. Procure no site das distribuições se eles têm algum canal de irc onde se pode tirar dúvidas.
7- Aprenda a rodar backups: Perdi as contas das vezes que eu ferrei meu X e tive que botar o arquivo de backup rodando, não é nada difícil, e nem é algo que você vai ter que fazer muito regularmente. Só se resolver sair fuçando. Aprenda os comandos básicos, como criar uma pasta, copiar um arquivo, editar textos. Isso não dói também, e é bem melhor poder mecher mexer em tudo por um arquivo de texto do que fazer as coisas às cegas e ficar a mercê de bugs que ninguém sabe como resolver.
8- Não se ache o malandrão h4x0r: Lembre-se muito disso, você é um iniciante, você usa uma distribuição simples e fácil. Não ache que você pode sair por ai invadindo sites de bancos. Neste momento você ainda da muitos cliques pra se achar alguém importante no submundo digital (não que eu seja, mas acho que muita gente pensa que quem usa linux é um hackerzão). Também não pense que todo mundo vai estar disponível para te ajudar sempre que fizer cagada. Seja paciente e mande trolls à merda, mas NÃO seja um.
9- Instale o Beryl: Se você tiver uma placa de vídeo decentezinha, instale o Beryl, um desktop 3D para linux(não sei se é fácil, pretendo fazer isso logo que eu formatar meu pc), ele deixa qualquer Aero no chão. Isso não vai mudar muito sua produtividade, mas você pode falar para todo mundo "Olha, eu uso linux e ele é muito mais bonito que o teu Vista, sem falar que é grátis".
10- Jogos: Um ponto importante. Dá de jogar no Linux sim, é complicado, chato, e configurar Wine é um pé no saco. Mas dá, caso não queira, faça um dual boot com XP, isso já resolve o problema se alguma coisa (tipo impressora) não funcionar no Linux.
Update: algumas coisas que eu esqueci de dizer:
I- Linux é case Sensitive, ou seja, teste.txt é diferente de Teste.txt. Esquecer disso é a causa de 90% dos meus "puta que pariu! era pra funcionar esse comando! ta certo, caralho!"
II- Nunca dê privilegios de administrador pros outros: Já que você instalou o linux, qualquer pau que der no seu computador vai ser culpa sua, e VOCÊ vai ter que arrumar, logo, não deixe que seus parentes tenham acesso às configurações do computador, porque é muito mais facil arrumar uma merda que você fez, do que uma que outra pessoa que NÃO vai saber te explicar fez.
III- Cuidado com a interface gráfica, coisas mudam entre elas, Kubuntu é diferente de Ubuntu.
Use a interface que você mais gostar (procure no google por imagens de desktops com elas) as mais usadas são KDE(que tem um visual mais windows), Gnome(a que eu uso) e Xfce(que eu não conheço)
Programas equivalentes (Windows/Mac OSX/ Ubuntu)
Acho que seguindo todos esses passos você pode ser um Linux-User, feliz, realizado e de bem com a vida. Celebre sua liberdade e vá se embebedar e pegar mulher.